Incorporando os ODS nas estratégias corporativas

ESG: Uma nova fórmula de sucesso para a indústria farmacêutica

Luciana

Atualmente as empresas enfrentam um cenário complexo, onde a prosperidade está intrinsecamente ligada ao bem-estar social e ambiental. Em um mundo marcado pela pobreza, desigualdade, estresse e desastres ambiental, o sucesso empresarial sustentável torna-se um desafio que exige um compromisso robusto com a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e seus 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Este artigo oferece um guia prático para integrar os ODS nas estratégias corporativas, destacando a importância da transparência, inovação e compromisso constante com práticas sustentáveis. 

 

Os ODS, estabelecidos pelas Nações Unidas, fornecem um plano abrangente para um futuro sustentável, abordando questões cruciais como pobreza, desigualdade, mudanças climáticas, degradação ambiental, paz e justiça. Para as empresas, apoiar esses objetivos não é apenas uma responsabilidade social, mas uma estratégia essencial para garantir um ambiente de negócios estável e próspero.


Figura 1: Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Fonte: https://brasil.un.org/pt-br/sdgs

Para integrar os ODS na estratégia das empresas, é necessário que:

 

Etapa 1- Priorizando por princípios

A priorização por princípios é um processo que permite às empresas identificar as metas prioritárias dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nas quais devem focar. Os ODS compreendem 17 objetivos principais, cada um subdividido em metas específicas, totalizando 169 metas, que abordam uma ampla gama de questões sociais, econômicas e ambientais. Faça um diagnóstico e verifique quais metas estão relacionadas ao negócio. 

 

Para identificar as metas prioritárias é necessário avaliar como a empresa pode contribuir para os ODS, lidando com impactos negativos potenciais e reais nas pessoas e no ambiente em suas operações e cadeias de valor. Deve também, examinar como a empresa pode usar seu conhecimento e habilidades para contribuir positivamente para os ODS através de seus produtos, serviços e investimentos.

Com base nos resultados da etapa 1, a empresa pode identificar e alinhar seus objetivos e estratégias para contribuir com suas metas prioritárias dos ODS. 

 

Etapa 2- Medindo e analisando

Para contribuir de forma eficaz com as metas dos ODS, as empresas devem estabelecer objetivos empresariais específicos e impactantes, buscando maximizar os resultados positivos além de evitar danos. Isso inclui identificar estratégias que promovam mudanças sistêmicas e duradouras, assegurando que novos produtos, serviços ou investimentos tenham o mínimo impacto negativo.

Após estabelecer os objetivos para contribuir com cada meta prioritária dos ODS, identifique indicadores para medir o avanço dessas metas. Combine divulgações qualitativas e quantitativas, utilizando métricas numéricas, proporções ou porcentagens para fornecer informações narrativas sobre como e por que a empresa identifica, analisa e responde aos seus impactos reais e potenciais

 

Etapa 3. Divulgando, integrando e implementando a mudança

Sempre que possível, a divulgação dos ODS deve se pautar nas estruturas de relatórios internacionais estabelecidas.

Inclua informações relacionadas aos ODS no seu ciclo de divulgação conforme necessário, para demonstrar como esses objetivos estão integrados às prioridades e objetivos (estratégia comercial) da sua empresa. Apresente suas metas prioritárias dos ODS e o desempenho geral deles no contexto mais amplo da sustentabilidade, principalmente se a empresa atuar em diferentes locais.


Figura 2: Checklist sobre os principais assuntos que devem ser destacados no Relatório. Fonte: Integrando os ODS nos relatórios corporativos: um guia prático.

 

 

O caminho para um futuro sustentável exige a colaboração e o compromisso de todos os setores da sociedade, especialmente das empresas. Alinhar estratégias corporativas aos ODS não é apenas uma responsabilidade ética, mas uma necessidade estratégica para garantir a prosperidade em um mundo cada vez mais interconectado e consciente dos desafios globais. Ao adotar práticas sustentáveis e transparentes, as empresas não apenas contribuem para um mundo melhor, mas também asseguram seu próprio sucesso e longevidade no mercado.

Compartilhar: